10 de agosto de 2016

kitembu

Hoje é dia de kitembu na Angola

Divindade da atmosfera, estações e dos ventos. Atua no tempo e nas casas de angola ele é representado por uma bandeira branca. Também é atuante na cura.
Nkisi das transformações, aquele que guia o seu povo nômade através da sua bandeira branca, assim todos, por longe que esteja pode se unir ao líder, por que o mastro da sua bandeira é tão alto que pode ser visto de qualquer lugar. O que não deixa os caçadores perdidos (pois os Nkisis são, em sua natureza primeira todos caçadores e guerreiros, pois assim a aldeia e seus descendentes estariam garantidos).
Este Nkisi está ligado ao ar, que regula a direção dos ventos, as estações do ano, as épocas do plantio e das colheitas, a reprodução animal, atuando junto das energias do Sol e da Lua, influenciando diretamente os dias na Terra. Kitembu é o Nkisi Rei do Candomblé de Angola, associado a escala do crescimento, por isso sua ferramenta é uma escada com uma lança voltada para cima, em referência ao próprio Tempo e à evolução material e espiritual.


Tradições Do Candomblé