16ª Aula - PASSES NA UMBANDA


O Espiritismo, doutrina codificada por Allan Kardec, com base cristã, encontra no Evangelho as passagens em que Jesus cura as pessoas e expulsa os espíritos indesejados, através da imposição das mãos.
A palavra passe tem sua origem no espiritismo e nos dá a ideia de passar ou transmitir algo a alguém.
Os espíritos atuam sobre os fluidos espirituais por meio do pensamento e da vontade. O pensamento e a vontade são para os espíritos o que a mão é para os homens...
O passe é a movimentação das Vibrações Cósmicas que circundam a tudo e a todos no Universo.
São três as espécies de passes mais conhecidas no Espiritismo:
1)      passe magnético- é um passe em que a pessoa doa apenas seus fluidos, utilizando a força magnética existente no próprio corpo perispiritual;
2)      passe espiritual- é uma magnetização feita pelos bons espíritos, sem intermediários, diretamente no períspirito das pessoas enfermas ou necessitadas. Neste passe o necessitado não recebe fluidos magnéticos de médiuns, mas outros mais finos e puros, trazidos dos planos superiores da Vida, pelo espírito que vai assisti-lo;
3)      passe misto- modalidade de passe onde se misturam os fluidos do passista magnético com os do passista espiritual.
O passe espírita objetiva o reequilíbrio orgânico (físico), psíquico, perispiritual e espiritual do paciente.
Ele atua diretamente sobre o períspirito, revitalizando as energias perdidas, eliminando fluidos negativos, auxiliando na cura de enfermidades.
Quando um consulente procura o passe, ele busca melhora para seu comportamento orgânico, psíquico e ou espiritual.
Quando os médiuns sentem-se doando energias e, por vezes, se fatigam após as sessões de passes, deixam claros indícios de que houve transferências fluídicas em benefício do consulente.
Na Umbanda, passe refere-se ao momento do Culto em que o consulente, ao dirigir-se ao médium incorporado, faz uma consulta.
Além de fazer perguntas e pedidos, o consulente recebe dos bons espíritos (guias) uma benção, para serem atendidos de acordo com a vontade de Deus.
Os passes são aplicados distintamente, em relação a cada Linha. Os espíritos que se manifestam, aplicam diversos métodos de acordo com a necessidade de cada consulente, dentro dos variados recursos que cada espírito, guia, entidade possui.
Os efeitos produzidos através do passe são os mais variados, indo desde um breve alívio até a cura de doenças. Tal graça depende do preparo do médium e do merecimento do paciente.
Esclarecemos que nos processos patológicos orgânicos, os passes não dispensam os recursos da medicina. Devem ser utilizados como complemento e não como tratamento total e exclusivo.
Não devemos esquecer que cada um recebe na medida de seu merecimento e afinidade, podendo um encarnado bloquear uma ação positiva direcionada a ele mesmo como consequência de sua postura mental. Muitos merecem, mas não estão abertos emocionalmente ou psicologicamente para receber o que a espiritualidade lhe oferece, por vários motivos como descrença, irritação, mentalidade crítica e posturas interesseiras desfocadas de um objetivo espiritual.
O Passe Umbandista pode ser definido como a aplicação de um conjunto de técnicas mágico religiosas.  Além de explorar todos os recursos possíveis de imposição de mãos, utiliza elementos e técnicas variadas.
Independente das necessidades, do merecimento e dos recursos disponíveis, a finalidade sempre será a de alcançar o maior êxito.
Cada Entidade tem a liberdade de aplicar a técnica que achar conveniente, desde que seja dentro dos limites da ética, bom senso e respeito. Tudo dentro de um conjunto de métodos e recursos característicos da Umbanda. Nestes métodos se observam rezas, orações, evocações, invocações, determinações e recursos mágicos religiosos associados a banhos, defumações, oferendas, etc.
Em meio a tantos recursos, que nos encantam e fascinam, nos chama a atenção o estalar de dedos, bem característico em quase todas as Linhas de Trabalho.
Os Pretos Velhos fazem gestos estalando os dedos, fazendo o sinal da Cruz e colocando as mãos sobre várias partes do corpo do consulente como a cabeça, costas, nuca, mãos. Usam também em seus passes, dentre outras coisas, velas, crucifixos, ervas, fumo, óleo, essências. Tudo como uma forma de transmitir energias espirituais positivas, acalmando, revitalizando, estabilizando o consulente.
O choque vibratório desencadeado no ar quando o dedo médio estala sobre a região da mão chamada de
Monte de Vênus causa vibração astral e sonora despertando certa energia dentro do campo em que está atuando.
O “estalar de energias” assume contextos variados de acordo com os objetivos desejados, através do pensamento e ou movimentos.