12ª Aula - A P O M E T R I A




APÓ- preposição que significa além de, fora de;
                   METRON relativo à medida.
Da junção destes dois termos gregos originou-se a palavra APOMETRIA, que é o desdobramento entre o corpo físico e o corpo espiritual do ser humano.
É uma técnica de separação destes componentes (corpo físico e espiritual), podendo ser aplicada em todas as criaturas, não importando a saúde, a idade, o estado de sanidade mental e a resistência oferecida. É um método geral, fácil de ser utilizado por pessoas devidamente habilitadas e dirigentes capazes.
Apresenta resultado eficaz em todos os pacientes, inclusive nos com deficiência do desenvolvimento mental, sem nenhuma possibilidade de compreensão.
O êxito da apometria reside na utilização da faculdade mediúnica para entrarmos em contato com o mundo espiritual da maneira mais fácil e objetiva, embora não sendo propriamente uma técnica mediúnica.
A apometria tem consolidado e aperfeiçoado várias técnicas de tratamento espiritual ao longo do tempo e estes tratamentos tem se modificado à medida que a espiritualidade passa maiores conhecimentos aos vários grupos de pesquisa.
Impõe-se o conhecimento em profundidade dos mecanismos íntimos de cada uma das doenças, lembrando que o diagnóstico e certeza dependerão sempre das condições de desenvolvimento e harmonia do grupo mediúnico; do perfeito domínio da técnica apométrica e da imprescindível cobertura da Espiritualidade Superior.
No atendimento aos enfermos, é utilizada a seguinte prática: colocam-se inicialmente, por desdobramento, os médiuns em contato com as entidades médicas do astral. Uma vez firmado o contato, faz-se o mesmo com o doente, possibilitando dessa forma o atendimento do corpo espiritual do enfermo pelos médicos desencarnados, assistidos pelos espíritos dos médiuns. Estes relatam todos os fatos que ocorrem durante o atendimento, tais como os diagnósticos, as cirurgias astrais, as orientações práticas para a vida, como também a descrição da problemática espiritual que o paciente apresenta e suas origens.
É necessário que se faça proteção vibratória, através de preces e formação de campos de força e barreiras magnéticas ao redor dos médiuns.
Isto porque o desdobramento (dos médiuns e do paciente) consiste em separar (dissociar) o corpo físico do corpo espiritual, através de mentalização e vibrações magnéticas, tanto mentais como corporais (utilizando as mãos).
Em l965 o psiquiatra Luiz Rodrigues realizou no Hospital Espírita de Porto Alegre palestra sobre a técnica de aplicação de pulsos magnéticos concentrados e progressivos no corpo astral do paciente, ao mesmo tempo em que, por sugestão, comandava o seu afastamento.
Após participar desta palestra o médico Dr. Jose Lacerda de Azevedo, desde cedo na lida com a Doutrina Espírita, testou a técnica com sua esposa, dona Yolanda, médium de grande sensibilidade.
Utilizou a sua criteriosa metodologia, a sua sólida formação doutrinária, a observação constante dos fenômenos e aprimorou solidamente a técnica inicial.
Conforme o Dr. José Lacerda de Azevedo, a apometria compõe-se de treze leis que são:
1) Lei do desdobramento espiritual;
2) Lei do acoplamento físico;
3) Lei da Ação à distância, pelo espírito desdobrado;
4) Lei da formação dos campos de força;
5) Lei da revitalização dos médiuns;
6) Lei da condução do espírito desdobrado, de paciente encarnado, para os planos mais altos, em hospital do Astral;
7) Lei da ação dos espíritos desencarnados socorristas sobre os pacientes desdobrados;
8) Lei do ajustamento de sintonia vibratória dos espíritos desencarnados com o médium ou com outros espíritos desencarnados, ou de ajustamento da sintonia destes com o ambiente para onde, momentaneamente, forem enviados;
9) Lei do deslocamento de um espírito no espaço e no tempo;
10) Lei da dissociação do espaço-tempo;
11) Lei da ação telúrica sobre os espíritos desencarnados que evitam a reencarnação;
12) Lei do choque do tempo;
13) Lei da influência dos espíritos desencarnados, em sofrimento, vivendo ainda no passado, sobre o presente dos doentes obsidiados.
A técnica apométrica é essencialmente o manuseio de energias através da força mental e comandos vibracionais. Cada gota de energia desperdiçada fará diferença em um trabalho prolongado.
Portanto, destacamos que para um tratamento eficaz devemos colocar o enfermo, em posição de repouso e total relaxamento físico e mental (se possível), para então iniciar o trabalho.
Abordaremos a seguir três das leis enunciadas acima.
A primeira lei, que é a LEI DO DESDOBRAMENTO ESPIRITUAL, consiste na emissão de pulsos energéticos através da contagem em voz alta de quantos números forem necessários. Geralmente basta a contagem de 1 a 7.
Com essa técnica, obtemos a separação do corpo espiritual de qualquer criatura humana, de seu corpo físico. Assim, podemos assistir os desencarnados em seus erros, com vantagens inestimáveis tanto para eles como para os encarnados que lhes sofrem as obsessões. Com o auxílio desta técnica, os corpos espirituais de encarnados também podem ser incorporados em médiuns, de modo a ser tratado espiritualmente, inclusive serem enviados a hospitais astrais para tratamento.
Toda vez que, em situação experimental ou normal, dermos uma ordem de comando a qualquer criatura humana, visando à separação de seu corpo espiritual de seu corpo físico, e, ao mesmo tempo, projetarmos sobre ela pulsos energéticos através de uma contagem lenta, dar-se-á o desdobramento completo dessa criatura, conservando ela sua consciência.
1- A quinta lei é A LEI DA REVITALIZAÇÃO DOS MÉDIUNS
Pensamos fortemente na transferência de energia vital de nosso corpo físico para o organismo físico do médium. Em seguida tomamos as mãos do médium ou colocamos nossas mãos sobre sua cabeça, fazendo uma contagem lenta.
A cada número pronunciado, massa de energia vital oriunda de nosso próprio metabolismo, é transferida de nosso corpo para o médium. Essa técnica é usada habitualmente depois dos passes magnéticos efetuados em pacientes muito desvitalizados. Normalmente costuma-se transferir as energias vitais para os médiuns de 30 em 30 minutos, fazendo com que eles possam trabalhar por mais tempo sem dispêndio de forças.
Toda vez que tocarmos o médium (cabeça, mãos) mentalizando a transferência de nossa força vital, acompanhando-a de contagem de pulsos, essa energia será transferida. O médium começará a recebê-la, sentindo-se revitalizado.
2- A nona lei é a LEI DO DESLOCAMENTO DE UM ESPÍRITO NO ESPAÇO E NO TEMPO.
Costuma-se fazer o espírito regressar ao passado para mostrar-lhe suas vivências, suas vítimas, sua conduta cruel, no objetivo de esclarecê-lo sobre as Leis da Vida. Há ocasiões em que temos de lhe mostrar as injunções divinas que o obrigam a viver em companhia de desafetos para que aconteça a harmonização com eles, além de outras conseqüências benéficas à sua evolução.
LUZ é o conhecimento. Aqui ou no plano espiritual. Qualquer sofredor desencarnado dá um passo decisivo em sua evolução, tão logo venha a se esclarecer. Sentindo sobre o funcionamento da Lei do Karma, se elucidam suas dolorosas vivências passadas, com todo o cortejo dos não menos dolorosos efeitos.
Essa técnica também é usada para conduzir magos negros ao passado, no sentido de anular os campos energéticos que receberam em cerimônias de iniciação em Templos. Ao serem projetadas, por contagem, energias em forma de pulsos, a sintonia se estabelece. E permanece até que o campo vibratório se desfaça por ordem do operador, com a volta da entidade ao presente.
Quando isso ocorre, nosso irmão se pacifica, totalmente esclarecido. A transformação espiritual é automática quando ele revive as cenas. A visão implica em iluminação instantânea.
Se ordenarmos a um espírito incorporado a volta à determinada época do passado, acompanhando-a de emissão de pulsos energéticos através de contagem, o espírito retorna no tempo à época do passado que lhe foi determinada.
Ritual de abertura dos trabalhos:
Agradecimento a Deus e Jesus Cristo pela oportunidade de execução dos trabalhos com amor e fraternidade universal, rezar um Pai Nosso, fazer a Prece das Fraternidades, pedir licença à Espiritualidade Superior e fazer a harmonização e ativação dos chacras (dos médiuns) de baixo para cima, recebendo a energia telúrica através dos pés que vai subindo até a cabeça.
Entrar em sintonia com os mentores dos médiuns e com os mentores da casa, pedindo proteção para os trabalhos e que serão humildes instrumentos da Espiritualidade Divina. Vibrar amor a todos os irmãos encarnados e desencarnados que pela Casa passarem, pedindo a Jesus Cristo o equilíbrio espiritual e material. Pedir ligação com as equipes espirituais de guarda e proteção, de limpeza e higienização, dos médicos e seus auxiliares, às diversas fraternidades, hospitais e creches.
Ativar os campos de força: Pirâmide inferior, Pirâmide superior, Cruz Crística, Esfera de Aço magnético, Anel de Aço magnético, Muralha magnética, Pilares de Luz, Cor Verde e Vento solar.
Ativar os meios de comunicação com os hospitais espirituais e depois de desdobrados todos os médiuns através de sugestão/indução e pulsos de 1 a 7, os corpos espirituais serão colocados ao lado do corpo físico.
Várias são as necessidades de tratamento. Algumas são: a indução espiritual, obsessão espiritual, pseudo-obsessão, simbiose, parasitismo, vampirismo.
3- INDUÇÃO ESPIRITUAL – A indução espiritual de desencarnado para encarnado se faz espontaneamente, sem premeditação ou maldade alguma. O espírito vê o paciente, sente-lhe a aura vital que o atrai, porque lhe dá a sensação de bem estar. Encontrando-se enfermo, ou em sofrimento, o espírito transmite ao encarnado suas angústias e dores, a ponto de desarmonizá-lo, na medida da intensidade da energia e do tempo de atuação em que se encontra.
OBSESSÃO ESPIRITUAL – É a ação nefasta e continuada de um espírito sobre outro, independentemente do estado de encarnado ou desencarnado em que se encontrem. A obsessão implica sempre ação consciente e volitiva, com objetivo bem nítido, visando fins e efeitos muito definidos, pelo obsessor que sabe muito bem o que está fazendo. Esta ação premeditada, planejada e posta em execução, por vezes, com esmero e sofisticação, constitui a grande causa das enfermidades psíquicas.
PSEUDO-OBSESSÃO – É a atuação do encarnado sobre encarnado ou a obsessão recíproca. Pessoas dominadoras, prepotentes e egoístas, que comandam toda uma família, obrigando todos a fazerem exclusivamente o que elas querem. Ação tão descabida que sucedendo a morte do déspota, todas as vítimas de sua convivência às vezes chegam a respirar aliviadas. No entanto, o processo obsessivo há de continuar, pois a perda do corpo físico não transforma o obsessor.
SIMBIOSE – É a duradoura associação biológica entre dois seres vivos, com benefícios recíprocos. A simbiose espiritual obedece ao mesmo princípio. Com o tempo, a relação evolui e se disciplina biologicamente: o parasitado também começa a tirar proveito da relação. Existe simbiose entre espíritos como entre encarnados e desencarnados. É comum se ver associações de espíritos junto a médiuns, atendendo aos seus menores chamados. Em troca, porém recebem do médium as energias vitais de que carecem. Embora os médiuns às vezes nem suspeitem, seus “associados” espirituais são espíritos inferiores que se juntam aos homens para parasitá-los ou fazer simbiose com eles.
PARASITISMO – É o fenômeno pelo qual um ser vivo extrai direta e necessariamente de outro ser vivo os materiais indispensáveis. Parasitismo espiritual é sempre uma viciação do parasita. O fenômeno não encontra respaldo ou origem nas tendências naturais da Espécie humana. Pelo contrário, cada indivíduo sempre tem condições de viver por suas próprias forças. Não há compulsão natural à sucção de energias alheias. Tanto quanto o parasitismo entre seres vivos, o espiritual é vício muitíssimo difundido. Em alguns casos o parasita não tem consciência do que faz; às vezes, nem sabe que já desencarnou. Outros espíritos, vivendo vida apenas vegetativa, parasitam um mortal sem que tenham a mínima noção do que fazem; são enfermos desencarnados em dolorosas situações. No parasitismo inconsciente se enquadra a maioria dos casos.
VAMPIRISMO - O vampirismo diferencia do parasitismo pela intensidade nefasta, determinada pela consciência e crueldade com que é praticada. Todos os espíritos inferiores, ociosos e primários, podem vampirizar ou parasitar mortos e vivos. Um paciente, portador de distrofia muscular degenerativa, estava de tal modo ligado ao espírito vampirizante que se fundiam totalmente. Os cordões dos corpos astrais estavam emaranhados, o espírito tinha tanto amor pelo paciente que acabou por odiá-lo profundamente, desejando a sua morte, e assim sugava suas energias.
O procedimento para atendimento a um paciente consiste em:
l- colocar a pessoa a ser tratada sentada no centro do círculo, (se o trabalho for em círculo),
2- perguntar o nome completo e o problema que a levou até ali,
3- ler um pequeno trecho do Evangelho, sem comentá-lo,
4- pedir aos mentores para abrir a frequência do atendido, em nome de Jesus Cristo (pulsos de l a 7),
5- desdobrar e dissociar os corpos espirituais (pulsos de 1 a 7),
6- seguir os tratamentos dos corpos, cordões, subníveis, obsessores, etc, através das leis e técnicas apometras.
Após o atendimento, fechar a frequência do atendido (pulsos de 1 a 7) e desligar os médiuns da frequência do atendido (pulsos de 1 a 7).
Em virtude da maioria das doenças se iniciarem no corpo astral, podemos deduzir que em futuro próximo a Medicina será integral, ou seja, um grupo de médicos terrenos atenderá as mazelas patológicas físicas, junto com médicos desencarnados, que se encarregarão do corpo espiritual.