8ª Aula - LINHA DOS PRETOS VELHOS



Quando se fala em Preto Velho, estamos falando de uma grande Linha, ou seja, uma grande faixa vibratória onde espíritos afins se “encaixam” na terra para cumprirem sua missão.
Também conhecida como Linha das Almas e Linha de São Cipriano, admite-se que a maioria dos Espíritos denominados Pretos Velhos seja de escravos, de cor preta, de idade avançada, trazidos da África.
Porém, os Pretos e Pretas Velhas são também espíritos desencarnados de reis, rainhas, príncipes e princesas de origem africana, verdadeiros sacerdotes do culto dos Orixás que praticavam e difundiam a religião em épocas antepassadas.
São entidades elevadas que se apresentam estereotipados como anciãos negros, conhecedores profundos da Magia Divina, da manipulação de ervas. São excelentes mandingueiros, mestres dos elementos da natureza, utilizando-os em seus benzimentos e trabalhos espirituais.
Os termos “Velho, Vovô e Vovó” são para sinalizar sua experiência, pois quando pensamos em alguém mais velho, como um avô ou uma avó, é nosso entendimento que essa pessoa já tenha vivido o suficiente para ter paciência, compreensão e menos ansiedade para a vida. É baseado nesses fatores que as pessoas mais velhas aconselham.
Os Pretos Velhos são conselheiros dos Centros Espíritas, e, na Umbanda são tidos como verdadeiros psicólogos.
Aos que os procuram oferecem conselhos, orientação espiritual, receitam tratamentos caseiros, banhos de ervas, chás. Tudo para combater os males do corpo e do espírito.
A forma física como se apresentam nos Terreiros de Umbanda, através dos Médiuns, é curvada, em decorrência dos anos que viveram. Relacionam-se ao chacra básico (base da coluna).
Ao incorporarem não são de dançar e nem pular muito, mantendo quase sempre os pés fixos no chão, sacudindo com certa violência a cabeça e os ombros, em paralelo com o arcar do tórax e das pernas. Cansam muito o corpo físico pela parte dos rins e membros inferiores com a posse do aparelho, conservando-o sempre curvado.
Apresentam-se humildemente, falando um pouco embrulhado, mas, sendo necessário usam a linguagem correta do aparelho (Médium) ou do consulente. Sempre com uma linguagem simples, porém sábia.
Geralmente os Pretos Velhos atendem os consulentes assentados, em bancos pequenos de madeira, onde refletem a humildade, a sabedoria, a paciência e a perseverança.
Uns gostam de café amargo, outros de vinho e aguardente.
De modo geral os Pretos Velhos são sérios, apaziguadores e encorajadores. Suas principais atividades de trabalho, por intermédio dos médiuns, são o passe energético, a retirada de demandas, descarrego e receituário de curas.
Utiliza em seus trabalhos o cachimbo, cigarros de palha e ervas, que usam como defumadores para limpeza espiritual, através do magnetismo mágico da fumaça.
O estalar dos dedos se dá sobre o Monte de Vênus (a base do dedo polegar) e reequilibra a rotação e a frequência de todos os chacras. O equilíbrio vibracional gera a consequente descarga de energias desequilibradas.
Ao estalar os dedos o Preto Velho provoca essas reações no campo magnético do médium e descarrega o campo magnético do consulente.
Quando estala os dedos da mão esquerda, ele absorve negatividades e faz uma limpeza energética; e quando estala os dedos da mão direita, ele irradia cargas altamente positivas e reenergiza, acalma, cura.
A Linha dos Pretos Velhos na Umbanda é regida pelo Orixá Obaluaiyê que é o sustentador da evolução, da transmutação e transformação dos seres.
Mas, eles se apresentam dentro da Linha de outros Orixás, com os nomes que individualizam sua atuação, conforme o seu Orixá regente. Exemplos: Pai Francisco das Matas refere-se a Pretos Velhos ativos na linha de Oxóssi; Pai Francisco de Aruanda refere-se a Pretos Velhos ativos na linha de Oxalá.
Os nomes mais comuns com que se apresentam são: Pai Joaquim, Pai Benedito, Pai João, Pai José de Angola, Vovó Maria, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina, Vovó Benedita, entre outros.
Suas velas são nas cores branca, roxa, lilás e violeta.
As flores para oferenda são crisântemo branco, rosa branca, margarida e azaléia branca.
Sua sabedoria e humildade são características marcantes e sua calma e ensinamentos são profundos.
A SUA BÊNÇÃO VOVÔ!