3ª Aula - OS CHACRAS E A SINTONIA COM O CORPO FÍSICO E AS CORES



Chacras ou rodas; pétalas ou hélices; atuações ou vibrações, denominações constatadas como sinônimo em nossa consulta aos livros de diversos autores, e que farão parte desta etapa do estudo. Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Tudo o que fazemos ou sentimos é absorvido por nossos plexos, atingindo os chacras do corpo perispiritual que é a matriz de formação do corpo físico. Para um tratamento de cura devemos inicialmente escolher um local tranquilo e silencioso, ficar em uma posição bastante confortável e mentalizar/ visualizar raios de luz, nas cores indicadas, indo de encontro ao chacra a ser estimulado.
Os chacras são interligados através dos meridianos (nadis) por onde flui a essência do corpo. Os chacras estão registrados em culturas antigas e referenciados como pontos energéticos, utilizados para cura e progresso energético e espiritual. Cada chacra, no corpo físico, está diretamente ligado, a além de um plexo nervoso, a uma glândula específica e está associado a determinadas emoções e sentimentos. Isto explica a somatização das emoções em nosso corpo e o funcionamento de técnicas ocidentais modernas como a Leitura Corporal. São sete os chacras mais importantes, embora existam outros centros de forças menores em desenvolvimento nas criaturas, porém de menos importância nas relações entre o mundo oculto e o plano físico. Lembre-se que você traz em seu coração a energia suprema do AMOR e que ela, somente ela, é capaz de operar as curas e as modificações que você busca para restabelecer sua saúde. Passemos ao estudo dos sete principais chacras e que estão relacionados às sete linhas (vibrações) dos ORIXÁS e às cores.
MULADHARA OU BÁSICO
– situado na base da coluna vertebral, este chacra relaciona-se com o poder do criador, da energia sexual. Quando está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas.
Quando energizado em excesso, indica uma sexualidade exacerbada, podendo levar o homem à loucura, pois sua ação muito forte acirra o desejo sexual, semeando a satisfação aberrativa, a falta de equilíbrio emocional e de ânimo.
As entidades que vibram nesse chacra são da linha dos PRETOS VELHOS, trabalhando com a manipulação e fluidos densos. Quando saudável é visualizado na cor vermelha.
Esse chacra tem quatro pétalas. No uso das cores para cura desse chacra o melhor é utilizar os tons mais suaves de vermelho e para as pessoas muito sensíveis a essa cor, o recomendável são os tons de marrom e a cor de malva, ou ainda o verde. Sabemos que cada cor tem seu complemento, e o verde é o complemento do vermelho.
SVADHISTHANA OU ESPLÊNICO
– localiza-se na região correspondente ao baço, é responsável pela energização geral do organismo e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis. Está intimamente relacionado aos fenômenos mediúnicos. As entidades que vibram sobre esse chacra são da linha de OXOSSI e propiciam uma boa captação energética. Quando estimulado é harmonizador das energias da aura. Com bloqueios ocorre perda de apetite, rancor, raiva e medo.
Esse chacra possui seis raios revelando as cores roxa, azul, verde, amarela, laranja, vermelha forte e rosa. No uso das cores para a cura, o laranja nas suas tonalidades mais vívidas por vezes é sentido como enervante e conflituoso. É recomendado o âmbar e o dourado nas visualizações e cura deste chacra. Nos períodos de convalescença, quando a pessoa se sente cansada ou apenas precisa de certo estímulo em termos de energia, visualizar a luz laranja fluindo para o chacra esplênico é muito eficaz. Usando elementos da cromoterapia percebe-se que para auxiliar as pessoas desvitalizadas pode ser útil colocar um recipiente com laranjas em terminado cômodo, ou um vidro âmbar ou laranja pendente de uma janela atravessada pela luz do sol.
MANIPURA OU UMBILICAL
– localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, estando relacionado com as emoções fortes e passionais. Está na vibração de OGUM e quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco, sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas. A pessoa fica sem estrutura para se identificar, fecha-se ao mundo, vive no passado, sem alegria, sem satisfação.
Esse chacra possui dez raios ou pétalas que variam do vermelho ao esverdeado. O equilíbrio deste chacra é o dom, isto é, servir sem esperar recompensas. O amarelo claro é a cor da mente, trata-se de uma cor útil para usar quando se realiza algum tipo de trabalho ou estudo que envolve a memorização dos fatos. Para transmitir a energia de cura ao chacra umbilical, as melhores cores são o dourado e o rosa. A luz do sol ajuda no metabolismo e o rosa transmite suavidade exigida por este chacra.
ANAHATA OU CARDÍACO
– localiza-se no lado esquerdo do peito, sua energia vibra na linha de XANGÔ, correspondendo ao amor e à devoção com formas sutis e elevadas de emoção. Na tradição católica, este chacra é simbolizado pelo coração luminoso de CRISTO. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. Palpitação, angústia, desespero, medo, são sintomas que a pessoa apresenta, além de não conseguir mais separar a razão da emoção. No aspecto físico, pode indicar doenças cardíacas. É o equilíbrio entre os três chacras que estão acima dele e os três da parte inferior do corpo.
Esse chacra pussi doze raios ou pétalas de um amarelo brilhante. A pulsação do chacra do coração saudável é a mesma pulsação dos batimentos cardíacos constantes. Esse ritmo de pulsação é universal, e quando o chacra está equilibrado, estamos em paz com os outros e com o ambiente. O verde-primavera cura a dor causada pelo fato da pessoa ser muito vulnerável à vida e ajuda a abrir o chacra cardíaco quando ele se torna endurecido por experiências emocionais destrutivas. O rosa proporciona uma sensação de brandura e transmite consolo às pessoas cujos entes queridos retornaram ao mundo espiritual. Para as pessoas que passaram por doenças que causaram debilidade física ou situações de tensão, o ideal seria o rosa ametista.
VISUDDHA OU LARÍNGELO
– esse chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Está sob vibração da linha de IBEJI (crianças, Cosme e Damião) relacionado com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Ao contrário pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais como a falta de criatividade e dificuldade de expressão. A pessoa se fecha, não consegue se livrar da angústia. Esse chacra possui dezesseis raios ou pétalas nas cores, azul claro, turquesa, lilás e prateado brilhante. Relaciona com a expressão transpessoal e com o Eu superior, o espírito e a alma. Quando das comunicações de mentores, os corpos mentais do médium e do espírito comunicante se encontram tornando possível o repasse das mensagens por meio de palavras. Toda a gama do azul, desde o mais fraco até o mais escuro, afeta o chacra laríngeo. O mais recomendado para a cura é o azul do lápis-lazúli. Turquesa e água marinha são em especial, úteis no aumento da capacidade de comunicação, diante de grandes grupos. A cor prateada também fortalece o chacra da garganta, principalmente nas infecções.
AJNA OU FRONTAL
– situado entre as sobrancelhas, está sob as vibrações de IEMANJÁ, estando ligado a capacidade intuitiva e à percepção sutil.
Quando bem desenvolvido pode indicar um sensitivo de alto grau. Quando fraco, aponta para um primitivismo psicomental ou no aspecto físico, para uma oração craniana. Causa perda de perspectiva e direcionamento. A pessoa fica sem objetivos e não vê nada a sua frente.
Esse chacra possui noventa e seis raios e duas pétalas, sendo uma branca e uma negra. As cores observadas são rosa e amarela de um lado e azul e roxa do outro. É ligado à glândula pituitária ou hipófise que tem função coordenadora de todas as outras glândulas endócrinas. Deste modo o chacra frontal desempenha papel importantíssimo na vigília espiritual e em toda química do corpo. Durante a concentração faz o intercâmbio tornar-se possível com nós mesmos e o Alto. Na cura, o índigo é uma cor cuja percepção e descrição nos é difícil de descrever. Trata-se de uma cor intensa, às vezes quase negra, mas sempre apresentando uma tonalidade vermelha. Aprender a diferenciar o índigo é em si mesmo, um bom exercício para desbloquear e ativar o chacra frontal. Use o índigo para treinar a percepção; o turquesa para a lucidez e o malva para ajudar no sistema hormonal. O plexo frontal é a entrada das sensações do espírito ao corpo físico. É o órgão sensorial da espiritualidade, nele residindo os fenômenos da telepatia, vidência e clarividência.
SAHASRARA OU CORONÁRIO
– É O MAIS IMPORTANTE DOS CHACRAS.
Está sob a vibração de OXALÁ e situa-se no alto da cabeça, relaciona com o padrão energético global da pessoa. É conhecido como chacra da coroa, através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chacra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
Esse chacra possui novecentos e sessenta raios com uma flor central de doze pétalas. De cores variadas e altíssima velocidade em sua rotação, é sede da consciência e centro da União Divina. Quando bloqueado a pessoa se anula para a vida, perde o contato com a realidade e não consegue idealizar mais nada. No uso das cores para a cura, o violeta apresenta a mais alta taxa de vibração no espectro das sete cores. Trata-se da cor dos imperadores e da realeza. O branco simboliza tanto a inocência quanto a perfeição. É a cor da página em branco, da criança sem experiência, da nova virginal. É também a cor do iniciado superior refletindo a pureza que advém da inocência depois da experiência. O dourado simboliza a energia do sol e de tudo que é sagrado. O violeta é a cor da purificação. Visualizá-lo no chacra coronário ajudará a eliminar as impurezas do campo energético. O branco e o dourado ajudam a estimular o contato com o Eu superior e com os mentores.
ENCERRAMENTO:
AS CORES E OS CRISTAIS SÃO FORMAS VISUAIS DE ESTIMULAÇÃO DOS CHACRAS. UTILIZE A PEDRA COM A COR CORRESPONDENTE À DO CHACRA E DIRECIONE SUAS VIBRAÇÕES. TAMBÉM ATRAVÉS DE GESTOS, QUE PODEM SER INCORPORADOS NO DIA A DIA. É POSSÍVEL ATIVAR ESTES PONTOS DE ENERGIA, BUSCANDO A HARMONIZAÇÃO DO CORPO E DA ALMA.