15ª Aula - DEFUMAÇÃO



Sendo essencial para qualquer sessão num Terreiro de Umbanda, a defumação é um dos rituais que mais chama a atenção de quem vai pela primeira vez a um Centro Espírita. Ela é sempre feita acompanhada de Pontos Cantados específicos para este ritual, para vibrar as energias e harmonizar o ambiente em que vão ser realizados os “trabalhos”.
A queima de ervas e resinas é feita para modificar e equilibrar o estado em que se encontram os médiuns e aqueles que estão presentes na Casa, preparando o ambiente para receber as Entidades do Astral. Tudo de acordo com a necessidade do trabalho que será desenvolvido.
Advinda dos primórdios, pois já no Egito antigo os faraós ofereciam às deusas e deuses grandes quantidades de madeiras e plantas aromáticas, a defumação sempre teve o intuito de aliviar as cargas negativas e atrair os bons fluidos para o incensado. No Brasil seus conhecimentos vêm dos antigos magos indígenas.
Incenso é toda resina aromática extraída de determinadas árvores, flores, frutos, cascas, folhas, etc.
Quando é realizada a queima das ervas, é liberado o poder energético aglutinado, absorvido do solo da terra, da energia dos raios do sol, da lua e do ar.
Assim consegue a defumação, desagregar miasmas astrais que dominam a grande parte dos ambientes humanos, ambientes estes que são providos de baixa qualidade de pensamentos e desejos, como a raiva, vingança, inveja, orgulho, mágoas, etc.
As ervas são escolhidas para serem queimadas de acordo com o objetivo que se quer obter. Dependendo do objetivo podemos queimar mais de um tipo de ervas ao mesmo tempo. Sempre no intuito de energizar e harmonizar pessoas e ambientes, pois ao queimá-las, podemos produzir reações agradáveis ou desagradáveis no mundo “invisível”.
Existem ervas que são agressivas, repulsivas, corrosivas, que afastam alguns desencarnados de vibração negativa.
Os conhecedores sabem combinar as ervas de emanações poderosas, que impedem aos espíritos intrusos transpor a barreira que limitam os trabalhos de magia que desejam executar.
Ao serem queimadas, as ervas servem de barreira fluídico magnéticas para os espíritos inferiores. Sua atuação é temporária, pois os irmãos do plano astral de baixa vibração são atraídos novamente pelos pensamentos e atos negativos que possamos ter.
As cargas pesadas grudam no nosso corpo astral durante a vivência do dia a dia. Pensamentos, atos e ambientes de vibração pesadas (rancores, vaidade, inveja, preocupações) produzem ou atraem vibrações negativas para a nossa aura e nosso corpo astral, bloqueando comunicações e transmissões energéticas positivas.
Portanto não basta apenas defumar ou sermos defumados. Temos de mudar os atos, pensamentos e atitudes para afastar as entidades negativas de nosso convívio.
A defumação tem a finalidade e o poder de desagregar as cargas negativas, através dos elementos que a compõe, pois interpenetra nos campos astral, mental e físico, tornando-os novamente libertos do peso negativo, para assim produzirem o funcionamento normal. Deve também ser acompanhada de um copo com água, para termos a firmeza do Trabalho a ser executado.
Em um Centro Espírita, a defumação é feita com um turíbulo para queimar o incenso. Dentro do turíbulo coloca-se o carvão vegetal em brasa (nunca em chamas) e sobre o carvão em brasa é colocado o incenso destinado à queima. Sempre observando a erva (incenso) a ser queimada, de acordo com as Entidades a serem invocadas.
O ritual de defumação na Umbanda com a utilização de incensos segue a seguinte ordem: primeiro defuma-se o Congá; depois todo o Terreiro cruzando-o; os médiuns responsáveis pelos atabaques; os demais médiuns e após os assistidos presentes na Casa.
A quantidade de incenso a ser queimada deve ser proporcional ao tamanho do ambiente e do número de pessoas presentes.
Usados de forma correta, os incensos (ervas) criam no ambiente, uma atmosfera de energia, equilíbrio e harmonia.
Podemos defumar nosso lar ou nosso local de trabalho. Para isto precisamos primeiro varrer o local, acender uma vela para nosso anjo de guarda. Depois levar em uma das mãos um copo com água. Então começamos a defumar o local da porta dos fundos para a porta da rua. Devemos estar concentrados na tarefa executada e fazendo uma oração, solicitando auxílio à Espiritualidade Superior. Recomenda-se acender o incenso com fósforos e não apagá-lo com sopro, para que não sejam passadas para ele as impurezas do nosso corpo.
Ao final, despache o copo d’água em água corrente.
A defumação deve ser feita em turíbulo de metal ou vaso de barro. Também neste caso a erva (incenso) deverá ser escolhida de acordo com a necessidade do momento.
Alguns exemplos de ervas que são utilizadas nas defumações com suas finalidades:
Alecrim – proteção na área profissional, ajuda na recuperação e tratamento de doenças,
Alfazema – reativa a alegria, alivia dores de cabeça e depressão,
Canela – purificação energética de ambientes, proteção contra inveja e outras perturbações,
Hortelã – equilíbrio emocional, e estimulante do apetite,
Jasmim – acalma e ajuda a evitar brigas e desentendimentos, sendo também afrodisíaco.