13ª Aula - PONTOS CANTADOS



É um fator tradicional, histórico e iniciático que todos os povos ou raças, dentro de suas variadas expressões religiosas, místicas e mágicas, invocavam suas divindades, seus “deuses”, suas forças ou suas Entidades espirituais, através, não somente da palavra falada, mas muito mais da palavra cantada, que tomou várias denominações ritualísticas ou litúrgicas, como sejam: - hinos, salmos, cânticos sagrados, mantras ou “macrôons”, pontos cantados, etc. Então sabemos que a palavra falada ou cantada não é uma propriedade nossa, foi-nos dada por outorga, pois que, sendo nada mais nada menos do que o próprio som articulado, este som é universal e em sua essência traduz o próprio Verbo Divino, ou seja, a voz das Potências Superiores, dos Orixás, etc...
Ensinam os mestres do ocultismo indiano ou oriental e os do ocidental, que todo aquele que possuir uma parcela do poder consciente da palavra, deve usá-la “medida, pesada e contada”.
Ela pode movimentar poderosas forças sutis da natureza pela magia de suas vibrações dentro de certas inflexões que podem tomar os seus sons, devido a determinados fonemas, vogais, etc...
Assim é que certas palavras, através de um hino, cântico ou ponto, são de uma poderosa força invocatória. Podem provocar fenômenos...
Portanto, quando entram no aspecto cantado, esse poder duplica, porque pode emitir maiores vibrações na tônica mística, religiosa e especialmente na magia. (Umbanda do Brasil, W.W.da Matta e Silva, pag.291).
Um dos fundamentos de vital importância para a harmonização e eficácia dos trabalhos dentro de um Centro Espírita é, sem dúvida alguma, o que diz respeito aos Pontos Cantados, também chamados de Curimbas.
O homem materialista, tomado de profundo vazio, e ligado quase que exclusivamente aos aspectos físicos que o circundavam, traçou caminhos que o fizeram resgatar a verdadeira finalidade de sua existência.
A fim de redimir do tempo perdido e desvirtuado para outras ações, o homem (em tempos imemoriais) alicerçado em princípios aceitáveis, passou a buscar o elo para com o Criador.
Dentre algumas formas encontradas, para a reaproximação do homem com o Divino, uma delas foi a música, onde se exprime o respeito, a obediência e o amor ao Pai Maior.
Desta forma, os cânticos tornaram-se um atributo sócio religioso, comum a todas as religiões, onde cada uma delas, com suas características próprias exteriorizam a sua adoração.
Como não poderia ser de outra forma, os cânticos foram adotados em seus rituais pelas Seitas Espíritas.
Os Pontos Cantados são observados nos inúmeros terreiros espalhados em quase todo o Universo, sendo utilizados em trabalhos de caráter religioso ou místico.
Os Pontos Cantados dividem-se em Pontos de Raiz e Pontos Terrenos.
Os Pontos de Raiz são os pontos que são ensinados diretamente pelas Entidades Espirituais (Pai de Santo, Caboclo, etc.) e que jamais podem ser modificados, pois se constituem em termos harmonicamente organizados.
Os Pontos Terrenos são os ensinados por pessoas terrenas que, por sua vez, podem ser modificados com aceitação da espiritualidade.
Por expressarem de maneira clara a sua mensagem, seja de emoção, sentimento e alerta, os Pontos Cantados mais expressivos são os de Raiz. Também expressam a fé, a mística e a magia de seus rituais.
Longe de querer apenas proporcionar a alegria aos ambientes dos cultos, O Ponto Cantado é o caminho vibratório por onde anda a “gira”. Ele muda de ritmo e mesmo de frequência quando entoados, de acordo com as Linhas Espirituais.
Na vibração espiritual de Oxalá os sons são místicos, predispondo coisas do Espírito.
Na vibração espiritual de Ogum os sons são vibrantes; na de Xangô os sons são graves.
Já na vibração espiritual de Iemanjá, os sons são suaves, predispondo renovação afetiva emocional.
São vários os Pontos Cantados entoados nos Centros Espíritas. Há ponto de Preto Velho, Pomba Gira, Exu, Menino de Angola, Caboclo, das Águas, Boiadeiro, de Abertura dos Trabalhos, de Encerramento dos Trabalhos, etc.
Para cada Linha das Entidades temos os Pontos Cantados de afirmação, afirmação e chamada de forças, afirmação e confirmação, de descarga com a falange, de defumação, para firmar a gira, ponto pedindo socorro espiritual, pedindo proteção às vibrações, exaltação, louvação, de chamada de determinada Entidade, para afastar uma demanda, ponto cruzado de mais de uma Entidade, etc.
Geralmente os Pontos Cantados são entoados ao som de instrumentos musicais como os atabaques e os tambores. Em alguns Centros são entoados somente através dos cânticos, ou seja, sem som de instrumentos.