30 de março de 2012

OS SETE REINOS DA UMBANDA - ULTIMA PARTE


1-     Reino do Fogo – Orixá regente Ogum – cor vermelha – iniciativa
Características: Criação, nascimento, impulso, iniciativa, calor, rompimento, manutenção, destruição, guerreiros, tudo que é vermelho, velas, ferro, espadas, lanças, escudos, liderança, princípio, proteção, caminhos, ondas eletromagnéticas, espada de ogum.
A primeira mensagem que nos vem á mente, quando vibramos a palavra Ogum é a do guerreiro.
É aquele que avança, sem medo, sobre o desconhecido, é aquele que abre caminhos, para que os demais possam trilhá-lo, sem preocupações ou receios, que toma a iniciativa, que vai á frente empunhando a bandeira e fazendo se respeitar, se preciso for pela espada e pela lança.
Nada o detém, pois sua determinação é como o ferro; não muda de idéia facilmente e sabe muito bem, quais são as suas metas e objetivos.
Além de avançar, de romper barreira, é ele quem garante a segurança pelos caminhos, e aí incluímos todos os caminhos, os materiais e espirituais. É ele quem garante que a ordem seja cumprida.

2-     Reino da Terra – Orixá regente Xangô – cor marrom – estrutura
Características: corpo físico, educação, controle, juízes, leis, regras, justiça, rochas, pedras, cristais, tudo o que é marrom, estrutura, esqueleto, pedreiras, rosas amarelas, balança, lei de ação e reação, karma, sustentação, suporte, espada-de-Xangõ, destino, sal grosso, obstáculos.
Xangô é o Orixá responsável pela justiça, é o senhor das leis, das estruturas...
Esta vibração cósmica geradora regula as leis universais, da matéria e do espírito, é o senhor do karma, sua balança é imparcial.
Determinado, rege todas as situações e ambientes onde se faça necessário o cumprimento das leis, sejam elas leis dos homens, da natureza ou de Deus.
Suas decisões são sempre consideradas sábias, ponderadas, hábeis e corretas. Ele é o Orixá que decide sobre o bem e o mal, é o Orixá do raio e do trovão. Miticamente, o raio é uma de suas armas, que ele envia como castigo. Seu raio e eventual castigo são o resultado de um quase processo judicial, onde todos os prós e os contras foram pensados e pesados – a famosa balança da justiça. Seu axé, portanto está concentrado nas formações de rochas cristalinas, nos terrenos rochosos a flor da terra, nas pedreiras, duras de se quebrar, fixas e inabaláveis.


3- Reino do Ar – Orixá regente Iansã – cor amarela – expansão
Características: mente, pensamentos, rapidez, som, música, comunicação, ventania, brisa, tempestade, tudo que é amarelo, oxigênio, planeta mercúrio, crescimento, incensos, aromas, aromas das flores,  movimento, dualidade, crianças, correria, atmosfera, espada-de-iansã, furacão, fumaça, defumação, sinos, rojões, trovões, explosões.
Senhora dos ventos e das tempestades, Iansã governa o reino do ar, tem predomínio sobre tudo aquilo que é gerado através do ar.
Em termos de sincretismo, costuma ser associada à figura de Santa Bárbara, talvez por causa do raio, já que a Santa é sempre invocada para proteger um fiel de uma tempestade. Deve ser saudada após os trovões, não pelo raio em si, mas principalmente porque tem sido Iansã uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, o senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento e, cconsequentemente, da tempestade.

3-     Reino da Água – Orixá regente Iemanjá – cor azul-claro – adaptabilidade
Características: emoções, água, mãe, tudo que é azul, emocional, sal marinho, fertilidade, nascimento, gravidez, leite, banhos, rios, lagoas, cachoeiras, cascatas, flores brancas, perfumes, líquidos corporais, aceitação, ondas, mares, amor, amor materno, beleza, útero, navios, marinha, pescadores, marinheiros, praia, areia, suavidade, sensualidade, fases, família, delicadeza, explosões emocionais, calmaria, maremoto.
É a grande mãe. Rainha das águas, divide com os outros Orixás femininos o reinado sobre as águas, mas por ser a vibração responsável pelo mar, é representada como a vibração cósmica do reino das águas, pois é dominante em nosso planeta.
Além de ser a mãe de todos os seres vivos, pois a vida nasceu na água, é considerada a mãe de quase todos os orixás de origem ioruba(com exceção de logunnedê).
Sua vibração é de tolerância, aceitação e carinho. Iemanjá significa energia geradora, os elementos geradores, o eterno feminino, o princípio das águas, a divindade da fecundação, da gestação, etc...

5 – Reino das Matas -  Orixá regente Oxossi – cor verde – Independência
Características: caboclos, irmãos, sustento, individualidade, liberdade, paciência, remédios, conhecimento, trilhas, plantas, árvores, ervas, flores, madeira, tudo o que é verde, chás, banhos de ervas, flechas, arco e flecha, índios, direção, animais, insetos, pássaros, floresta, plantações, solidão, cobras, fumaça, defumação, cheiro de mato, fumo, folhagens, cipós, estômago, digestão, intestino, penas, samambaias.
É o caçador. Aquele que se embrenha nas matas para buscar o sustento. É o que caminha pelas trilhas, o que abre caminhos pela floresta e matas cerradas, é o que vai ao encontro de novas tribos.
Oxossi é o Orixá masculino ioruba responsável pela fundamental atividade da caça. É o solitário, o que espera a caça, aquele que tem paciência e passa dias esperando atingir seus objetivos.
É representado como caboclos e índios nos terreiros de umbanda, pois são estes que mais se identificam com o Orixá cósmico Oxossi.
A mata é a fonte de sustento, e também onde encontramos todas as ervas e plantas que utilizamos para fazermos a maioria dos remédios; é portanto, um Orixá ligado à cura das doenças, seus mensageiros espirituais dominam as técnicas da manipulação das energias existentes neste reino.

6- Reino da Humanidade – Orixá regente Oxalá – cor branca – livre-arbítrio
Características: Pai, Cristo, pureza, beneficência, ajuda ao próximo, a sociedade, fé, profissões, diferenças, raças, evolução, tudo o que é branco, regras sociais, culturas, flores brancas e delicadas, perfumes suaves, estrela, céu, religião, leis naturais, o planeta terra, leis de Deus, evangelho, criação da humanidade, roupas brancas, sol, ciência, lugares altos, paz, amor, caridade, fraternidade.
Oxalá é considerado o principal Orixá dentro do panteão africano.
Esta importância deve-se ao fato dele ser o pai dos outros Orixás e também o Orixá responsável pela criação da humanidade. Esta é a razão do sincretismo existente entre Jesus e Oxalá, pois ambos são responsáveis pela humanidade, pelos homens, cada um dentro de uma cultura.
Em nossos estudos tratamos os Orixás como vibrações cósmicas, ou seja, entidades espirituais que possuem um altíssimo grau de evolução espiritual; são seres que comandam a construção do universo. Para Oxalá, foi dada pelo criador, a responsabilidade de criar e zelar pela humanidade.
É nesta fase que exercemos o livre-arbítrio, e é neste reino que erramos e aprendemos, e para completarmos o processo evolutivo reencarnamos várias vezes.
É esta vibração cósmica, a responsável pela paz, pela fraternidade, pelas relações sociais, o sentimento religioso, é conhecido por outras filosofias e religiões como o governador do sistema solar.
Oxalá não tem mais poderes do que os outros nem é hierarquicamente superior, mas merece o respeito de todos por representar o patriarca, o chefe da família. É o princípio gerador em potencial, o responsável pela existência de todos os seres do CEO e da terra, é o que permite a concepção no sentido masculino do termo. Sua cor é o branco, porque ela é a soma de todas as cores.

7 – Reino das Almas – Orixá regente Omulu – cor preta – espiritualidade
Características: o inconsciente, escravidão, os avós, magia, exus, quiumbas, morte, cemitério, doenças, a cura das doenças, eguns, tudo o que é preto, cor roxa, mistérios, infinito, mundo espiritual, perturbações, obsessões, lugares sombrios, vela preta ou preta e branca, pipoca, hospitais, necrotérios, túmulos, velhice, sabedoria, pretos velhos, cruz, cruzeiro, sofrimento, dor, punição, lama, brejo, transformação, mediunidade, cura espiritual, profundezas, expiação, regeneração, transcendência.
Omulu é o Orixá das doenças e das curas. É o responsável pela vida e pela morte. Ele simboliza a sabedoria, os mais velhos, daqueles que atingiram o último estágio.
Na Umbanda a linha dos pretos velhos é a representante do reino das almas, embora encontremos também caboclos pertencentes a linha das almas.
A vibração cósmica de Omulu é a vibração responsável pelas pestes e epidemias, assim como pela cura destas doenças. Seu campo de atuação é o cemitério.
Neste reino é onde encontramos todas as almas, os espíritos evoluídos ou não. Omulu é responsável por todas aquelas almas que ainda sofrem, almas que ainda se encontram presas em suas ilusões e doenças espirituais. Ele que encaminha as almas desencarnadas.
Fonte: Umbanda: Os sete reinos sagrados - Manoel Lopes