30 de junho de 2014

Visita de jornalistas chilenos no dia 07 de junho de 2014.


O Centro Espírita São Sebastião recebeu a visita de jornalistas chilenos no dia 07 de junho de 2014, que queriam conhecer a cultura religiosa do Brasil, esta foi a matéria publicada por eles no site “ http://www.lanacion.cl/noticias/deportes/brasil-2014/no-todo-es-futbol-en-brasil/2014-06-07



No todo es fútbol en Brasil / Texto: Luis Godoy/ Fotos: Esteban Garay/Enviados Especiales
Es cierto que Brasil hoy por hoy es la capital mundial del fútbol, que son miles los turistas que llegan, y llegarán a la tierra de la samba para disfrutar de la cita planetaria. Pero este país es mucho más que balonpié y playa, pues los visitantes además podrán empaparse de su rica cultura. Y para muestra un botón. Estas fotografías de una ceremonia del centro espíritual Sao Sebastiao, exhiben un culto que mezcla símbolos cristianos con la alegría y festividad de las religiones afro-brasileñas. Bailes, danzas, ritos y verdaderas trasformaciones estrega el popular candomblé, una religión de origen africano y que es principalmente profesada en Brasil, pero que se ha expandido a Argentina y Uruguay. Así que ya sabe, si decide viajar a alentar a Chile en el Mundial, no pierda la oportunidad de visitar estos templos, pues sus fieles están siempre llanos a permitir que los turistas se empapen de su cultura.
Sábado 7 de junio de 2014   Publicado por: Giselle Sauré Guichou

No todo es fútbol en Brasil

Es cierto que Brasil hoy por hoy es la capital mundial del fútbol, que son miles los turistas que llegan, y llegarán... 
























 




Serrano 14, Oficina 601-603, Santiago
Teléfono: 56 2 - 2632 5014
Director Responsable: Samuel Romo Jara
Representante Legal: Luis Novoa Miranda
© Comunicaciones LANET S.A. 2014
Se prohíbe toda reproducción total o parcial de esta obra, por cualquier medio.   
 














25 de junho de 2014

Santos/Orixás homenageados em junho





santos de junho


Santo Antônio

Santo Antônio é o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exú, homenageados no dia 13 de junho.
No Brasil, Santo Antônio é reverenciado como santo casamenteiro, e essa e outras associações ajudaram a sincretizá-lo com Exú que é o orixá encarregado de ligar o mundo dos espíritos  ao mundo material, de proteger as fronteiras, as casas, templos e cidades.  
Exú também é responsável pelas ligações amorosas, o que faz do dia 13 de junho uma data especial para trabalhos espirituais ligados ao amor.
Durante as festas juninas, enquanto os santos católicos são festejados pelas cidades de todo o Brasil; nos terreiros de umbanda e candomblé as festas são em homenagem aos orixás, e no mês de junho dois orixás são festejados – Exú e Xangô.
  • No dia 13 de junho, “Dia de Santo Antônio” comemora-se o dia de Exú.
  • No dia 24 de junho“Dia de São João” homenageia-se Xangô.
  • No dia 29 de junho“Dia de São Pedro” homenageia-se Xangô.
 

http://www.raizesespirituais.com.br/wp-content/uploads/2011/06/sto_antonio_exu.jpg


São João 


A festa de São João é uma das celebrações dentro das festas juninas que acontece em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã, que era celebrada no dia 24 de junho.
Xangô é sincretizado com São Pedro e São João Batista, cujo poder se manifesta na pedreira, é o Senhor da justiça. Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, bem como a estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo.
Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum de todas as festas de São João europeias.
Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel.
Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se.
Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:
- Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa.
Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.
Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc…
 
 
 http://www.raizesespirituais.com.br/wp-content/uploads/2011/06/Screen-shot-2011-06-24-at-1.51.28-PM.png
 
 
 São Pedro 

As festas juninas encerram com a homenagem a São Pedro, sincretizado com Xangô, comemorado em 29 de junho.
Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.
Xangô encerra as comemorações das festas juninas.
São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas e terrestres em várias cidades do Brasil. Em terra, erguem mastros com sua bandeira, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa. Em várias regiões do Brasil, a brincadeira mais comum na festa é a do pau-de-sebo.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. 
 
 

                                    http://www.raizesespirituais.com.br/wp-content/uploads/2011/06/saopedro_xango.jpg